Hotelaria e Turismo
O sector da Hotelaria e o Turismo representa ao redor de 15% do produto nacional e uma importante fonte de rendimentos devido ao consumo diversificado de produtos e serviços relacionados (desde restauração, transportes, ao comércio local e espaços de diversão), ao aumento do número de postos de trabalho e ao lucro gerado pelas empresas do sector
Descrição do curso
Sol, praia, temperatura, golfe, turismo de natureza e rural, são fatores que atraem a Portugal cerca de 15 milhões de turistas cada ano.
Isto obriga a que Portugal tenha que se preparar para acolher mais e melhor, com produtos e serviços turísticos mais diversificados, diferenciados e sofisticados para os milhares de turistas, Portugueses e estrangeiros, que escolhem Portugal para seu destino de férias.
Neste cenário todos os profissionais do sector deverão possuir as competências e qualificações adequadas ao nível da Gestão, Técnicas e Práticas de Hotelaria.
Para cumprir este objetivo a CEAC reuniu as competências da docência universitária aliadas à prática real de profissionais da área do Turismo num curso de formação profissional. A junção dos diferentes saberes e experiências do mundo académico e empresarial num curso que alia rigor científico e elevada aplicabilidade prática, constitui uma excelente oportunidade de formação e desenvolvimento para todas as pessoas com atividade profissional ou empresarial no setor da Hotelaria e Turismo.
O sector do turismo tem registado taxas de crescimento muito interessantes e as perspectivas de evolução para os próximos anos são também muito animadoras.
Objectivos e saídas profissionais
Este curso proporciona ao formando as competências comportamentais e técnicas que lhes permitam definir, gerir e implementar, de forma integrada, diversas atividades do domínio turístico: gestão hoteleira, restauração, prospeção/promoção/atração de mercados, conceção e gestão de eventos e desenvolvimento de projetos de base turística de pequenas e médias unidades hoteleiras.
No final da formação o formando CEAC, estará habilitado a exercer funções de direção e gestão de empresas de hotelaria e restauração, de pequena e média dimensão, e/ou das diferentes áreas departamentais de uma unidade.
Estrutura e prática
O curso divide-se em 10 unidades didáticas para serem desenvolvidas ao longo de cerca de 300 horas de formação, que podem ser realizadas ao seu ritmo (entre 6 e 15 meses).
As unidades estão organizadas segundo os seguintes temas: indicadores estatísticos e de oportunidades, introdução à gestão, legislação turística e hoteleira, marketing de operações turísticas, técnicas de vendas e relacionamento com o cliente, higiene e segurança pessoal e alimentar, gestão de alojamento, food and beverage e de equipamentos, noções de gestão contabilidade, proveitos e margens.
Com uma aplicação eminentemente prática esta formação é desenvolvida com base em casos práticos e atividades promovidos pelos formandos, privilegiando-se metodologias pedagógicas que visam uma aplicação prática imediata sobre os modelos teóricos abordados. Pretende-se assim colocar os formandos em contacto direto com as questões das operações hoteleiras e/ou restauração do quotidiano profissional.
Método elearning
Após a inscrição, recebe todas as orientações do professor para iniciar a formação; nesta 1ª aula, são definidos e preparados todos os passos necessários ao início da formação online. Segue-se a fase de estudo que inclui: actividades individuais, visualização de vídeos, participação em fóruns, realização de trabalhos práticos, participação em aulas em directo e a realização da avaliação modular.
Formação certificada
No final da formação, cada formando recebe um Certificado de Formação Profissional emitido pela PPT4U Professional Personal Teacher, Lda. (representante da marca CEAC), com descrição detalhada dos conteúdos programáticos, classificações obtidas e horas de formação ministradas.
Na medida em que os cursos ministrados PPT4U são formações certificadas na categoria OFP (Outra Formação Profissional), sem reconhecimento oficial, a pedido do formando, no final da formação pode ainda ser emitido, através da plataforma SIGO, o respetivo Certificado de Formação Profissional (SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência).
Estágios e parcerias
Seja para a colocação de alunos em estágio ou diretamente no mercado de trabalho, a CEAC estabeleceu uma parceria com o grupo Pestana. Além disso, a CEAC mantém centenas de parcerias com entidades por todo o país, incluindo o continente e as ilhas proporcionando aos alunos oportunidades de aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos práticos reais.
Opiniões
41 comentários para “Hotelaria e Turismo”
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Profissionalmente nunca estive ligada a esta área, mas o destino empurrou-me para mudanças. Tendo em conta a minha paixão pelo turismo, as minhas experiências em diferentes unidades hoteleiras, e a minha carreira em coordenação. Achei interessante abraçar esta formação de modo a acomodar novas oportunidades de emprego.
Como cliente aprecio um bom serviço de hospedagem, e como tal vejo-me também a proporcionar serviços de excelência nesta área. E por ser um sector que sempre teve e terá uma imensa demanda em quase todo o mundo, nada melhor que juntar o prazer de servir a carreira como profissional de hotelaria.
Ao concluir este curso ganhei conhecimentos sobre as variadas unidades hoteleiras, as especialidades e serviços, o funcionamento dos departamentos, as operações da área de hospedagem, restauração e lazer, as legislações e regras de segurança vigentes no sector de hotelaria.
Resumindo, acredito que reúno agora os requisitos para me tornar numa excelente profissional da área de hotelaria e turismo.
Obrigada!
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Agora quero ingressar nesta área profissional que tanto gosto!”
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