Animação Turística
Num mercado de enorme concorrência entre destinos, o factor diferenciador pode ser a exploração de atividades lúdicas, culturais ou desportivas, estimulando a integração do turista, proporcionando momentos de descontração e entretenimento e promovendo a ocupação dos tempos livres
Descrição do curso
O destino “Portugal” está nos grandes roteiros turísticos mundiais; a forte procura está a gerar um crescimento generalizado na hotelaria e restauração. Contudo, o grande movimento do sector acontece na animação turística onde em 2018 o crescimento no número de empresas superou os 160%.
Em áreas distintas como o turismo de ar livre, cultural ou de exploração de parques temáticos, estas empresas dão corpo a programas turísticos de descoberta ativa da paisagem e do património, muitas delas enquadráveis no chamado Turismo de Experiências; e são parte integrante dos programas de turistas residentes ou estrangeiros.
Neste cenário é necessário qualificar os profissionais do sector com as competências e qualificações adequadas ao nível da animação e organização de eventos Turísticos.
Para cumprir este objetivo a CEAC reuniu as competências da docência universitária aliadas à prática de profissionais da área do Turismo num curso de formação profissional. A junção dos diferentes saberes e experiências do mundo académico e empresarial num curso que alia rigor científico e elevada aplicabilidade prática, constitui uma excelente oportunidade de formação e desenvolvimento para todas as pessoas com atividade profissional ou empresarial no setor do Turismo.
Objectivos e saídas profissionais
O Curso de Animação Turística da CEAC tem como principal objetivo preparar profissionais com competências técnicas na área dos serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo e acompanhamento e acolhimento de turistas.
No final da formação o formando CEAC, estará habilitado a exercer profissionalmente em agências de viagens, operadores turísticos, hotéis, ou empresas similares, para a realização de funções ligadas ao acolhimento de turistas, informação e promoção turística, prestação de informações variadas, visitas a locais de interesse turístico, assim como o planeamento, promoção, coordenação e desenvolvimento de projetos como viagens, congressos ou feiras.
Estrutura e prática
O curso divide-se em 13 unidades didáticas para serem desenvolvidas ao longo de cerca de 430 horas de formação, que podem ser realizadas ao seu ritmo (entre 10 e 15 meses).
As unidades estão organizadas segundo os seguintes temas: indicadores estatísticos e de oportunidades, caracterização da atividade profissional de animação de turismo, estudo do direito e legislação no sector do turismo, marketing de operações turísticas, conceitos e princípios fundamentais da comunicação e do relacionamento interpessoal em contexto turístico, planeamento e organização de programas de animação turística, atividades de Ar Livre e Cultura, Lúdicas e físico- recreativas e protocolos de atuação de emergência e avaliação de situações de doença súbita ou acidente na prática de atividades turísticas. Inclui ainda uma componente letiva de dois idiomas à escolha (Inglês, Espanhol, Alemão, Francês ou Italiano).
Método elearning
Após a inscrição, recebe todas as orientações do professor para iniciar a formação; nesta 1ª aula, são definidos e preparados todos os passos necessários ao início da formação online. Segue-se a fase de estudo que inclui: actividades individuais, visualização de vídeos, participação em fóruns, realização de trabalhos práticos, participação em aulas em directo e a realização da avaliação modular.
Formação certificada
No final da formação, cada formando recebe um Certificado de Formação Profissional emitido pela PPT4U Professional Personal Teacher, Lda. (representante da marca CEAC), com descrição detalhada dos conteúdos programáticos, classificações obtidas e horas de formação ministradas.
Na medida em que os cursos ministrados PPT4U são formações certificadas na categoria OFP (Outra Formação Profissional), sem reconhecimento oficial, a pedido do formando, no final da formação pode ainda ser emitido, através da plataforma SIGO, o respetivo Certificado de Formação Profissional (SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência).
Estágios e parcerias
Seja para a colocação de alunos em estágio ou diretamente no mercado de trabalho, a CEAC mantém centenas de parcerias com empresas por todo o país, incluindo o continente e as ilhas proporcionando aos alunos oportunidades de aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos práticos reais.
Opiniões
Um comentário para “Animação Turística”
Faça aqui um pedido de informação
"*" indica campos obrigatórios
5 de 5