Cozinha e Restauração
Planear, preparar e cozinhar pratos a partir de receitas ou sob instrução do chefe de cozinha; verificar a qualidade dos alimentos; regular temperatura de fornos, grelhadores e outros equipamentos de cozinha; inspeccionar e executar a limpeza da cozinha e equipamentos, são as principais atribuições de um profissional da área de Cozinha e Restauração
Descrição do curso
O sector da cozinha e restauração em Portugal apresenta hoje uma qualidade reconhecida internacionalmente; com efeito, na apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal 2017, em Girona, Espanha foi anunciado: “Personalidade, criatividade e inegável talento diante dos fogões. A gastronomia de Espanha e Portugal está no auge (…) numa seleção com nove restaurantes de três estrelas, 28 de duas estrelas e 166 na categoria de uma estrela“. Num dos guias internacionalmente mais conceituados da gastronomia, Portugal conta agora com 26 estrelas em 21 restaurantes, que os colocam entre os mais famosos em todo o mundo.
Portugal tem agora a responsabilidade de se preparar para servir mais e melhor, com pratos e iguarias mais diversificados, diferenciados e sofisticados, respondendo à crescente e mais exigente procura dos milhares de clientes, portugueses e estrangeiros, que procuram deliciar os seus palatos.
NESTE CENÁRIO É DETERMINANTE PREPARAR PROFISSIONAIS COM AS COMPETÊNCIAS E QUALIFICAÇÕES ADEQUADAS AO NÍVEL DA PREPARAÇÃO E CONFECÇÃO DE ALIMENTOS E DA GESTÃO NA RESTAURAÇÃO.
Objectivos e saídas profissionais
Este curso proporciona ao formando as competências técnicas, de gestão ou comportamentais que lhes permitam definir, gerir e implementar, de forma integrada, os métodos e técnicas de Cozinha e Pastelaria, Serviço de Alimentos e Bebidas e Gestão de Estabelecimentos de Restauração.
No final da formação o formando CEAC, estará habilitado a exercer funções de Cozinheiro, Chefe de Cozinha, Técnico de Catering, Pasteleiro, Empregado e Chefe de Mesa e de Bar, Gestor/Diretor de estabelecimento de Restauração ou similar.
Estrutura e prática
O curso divide-se em 10 unidades didáticas para serem desenvolvidas ao longo de cerca de 300 horas de formação, que podem ser realizadas ao seu ritmo (entre 6 e 15 meses).
As unidades estão organizadas segundo os seguintes temas:
Introdução à cozinha, técnicas e materiais, preparação e confecção de carnes e peixes, pastelaria, atendimento e serviço a clientes, serviço de mesa, protocolo, serviço de bebidas, higiene e segurança, gestão na restauração e Empreendedorismo.
Com uma aplicação eminentemente prática esta formação é desenvolvida com base em casos práticos e atividades promovidos pelos formandos, privilegiando-se metodologias pedagógicas que visam uma aplicação prática imediata sobre os modelos teóricos abordados. Pretende-se assim colocar os formandos em contacto direto com as questões das operações diárias da cozinha e restauração do quotidiano profissional.
Método elearning
Após a inscrição, recebe todas as orientações do professor para iniciar a formação; nesta 1ª aula, são definidos e preparados todos os passos necessários ao início da formação online. Segue-se a fase de estudo que inclui: actividades individuais, visualização de vídeos, participação em fóruns, realização de trabalhos práticos, participação em aulas em directo e a realização da avaliação modular.
Formação certificada
No final da formação, cada formando recebe um Certificado de Formação Profissional emitido pela PPT4U Professional Personal Teacher, Lda. (representante da marca CEAC), com descrição detalhada dos conteúdos programáticos, classificações obtidas e horas de formação ministradas.
Na medida em que os cursos ministrados PPT4U são formações certificadas na categoria OFP (Outra Formação Profissional), sem reconhecimento oficial, a pedido do formando, no final da formação pode ainda ser emitido, através da plataforma SIGO, o respetivo Certificado de Formação Profissional (SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência).
Estágios e parcerias
Seja para a colocação de alunos em estágio ou diretamente no mercado de trabalho, a CEAC estabeleceu uma parceria com o grupo Pestana. Além disso, a CEAC mantém centenas de parcerias com entidades por todo o país, incluindo o continente e as ilhas proporcionando aos alunos oportunidades de aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos práticos reais.
Opiniões
35 comentários para “Cozinha e Restauração”
Faça aqui um pedido de informação
"*" indica campos obrigatórios
4 de 5
4 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
4 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
4 de 5
4 de 5
5 de 5
4 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
5 de 5
4 de 5
4 de 5
5 de 5
5 de 5